quinta-feira, 24 de março de 2011

Will Blankfein no julgamento

O governo disse na noite de terça-feira que pretende pôr Lloyd C. Blankfein , executivo-chefe da Goldman Sachs , como testemunha no julgamento de insider trading de Raj Rajaratnam , o Galeão grupo gestor de fundos hedge.
Sr. Blankfein é esperado para assumir o posto de manhã.
Em uma carta enviada a um juiz federal , os promotores disseram que perguntar ao Sr. Blankfein testemunhar sobre Rajat Gupta K., um ex-diretor da Goldman, que neste mês foi acusado pela Securities and Exchange Commission de repassar informações confidenciais sobre o banco ao Sr. . Rajaratnam.
Ministério Público Federal pediu ao juiz Richard J. Holwell, que preside o julgamento, proibir a defesa de perguntar se o Sr. Blankfein Goldman Sachs tinha responsabilidade na crise financeira e se o banco foi alvo de qualquer investigação governamental pendente.
Na carta, os promotores também disseram que "não notificou o Sr. Blankfein ou Goldman Sachs, que quer é um objectivo (ou, aliás, um assunto) de qualquer investigação criminal pendente."
Sobre a questão da crise financeira, o governo argumentou que se a Goldman desempenhou qualquer papel nessa crise foi totalmente irrelevante para o testemunho sobre o Sr. Gupta, e todas as provas sobre este tema poderia prejudicar o júri contra o depoimento do Sr. Blankfein's.
Independentemente do conteúdo do depoimento do Sr. Blankfein, sua presença no banco das testemunhas vai acrescentar ao conhecimento já intensa em torno do julgamento de destaque, que está em sua terceira semana de United States District Court, em Manhattan.

Na terça-feira, o governo convocou a testemunha estar Rajiv Goel, ex- Intel executivo e colega de escola de negócios do Sr. Rajaratnam. Sr. Goel, uma falada Indiano-nascido empresário suave que se declarou culpado de acusações de informações privilegiadas, é uma cooperação testemunha principal para o governo.
Sr. Goel testemunhou que ele prestou assistência ao Sr. Rajaratnam por alimentá-lo de informações comerciais secretas sobre a Intel, incluindo dados financeiros crucial antes de um anúncio de resultados trimestrais.
Mas a maior parte do depoimento do Sr. Goel foi sobre como o Sr. Rajaratnam, um bilionário fundo de hedge, um apoio financeiro para ele.
Sr. Goel, 52, descreveu como em 2005, o Sr. Rajaratnam lhe emprestou US $ 100.000 para comprar uma casa. Um ano mais tarde, disse Goel, Sr. Rajaratnam lhe deu 500.000 dólares como um presente para ajudá-lo com uma questão familiar.
Na mesma época, o Sr. Rajaratnam ofereceu sua experiência de negociação e começou comprando e vendendo ações na conta do Sr. Goel de corretagem.
Quando Reed Brodsky, o promotor pediu ao Sr. Goel por que ele deu ao Sr. Rajaratnam dentro de dicas, ele disse que sua motivação foi a amizade.
"Raj e eu fomos muito bons amigos", disse Goel disse. "Falamos muito e eu lhe dei informações."
Os dois se conheceram no início de 1980 em Filadélfia como imigrantes da Ásia do Sul que vieram para os Estados Unidos para uma educação de elite de negócios da Wharton School da Universidade da Pensilvânia.
Enquanto o Sr. Rajaratnam subiu em Wall Street, o Sr. Goel era um executivo de finanças da jorna. Ao longo de quase duas décadas, o Sr. Goel realizou uma série de cargos executivos de nível médio, alguns nos Estados Unidos e alguns na Índia, em empresas como a Met Life e Bank of America . Em 2000, ele conseguiu um emprego na tesouraria do grupo Intel.
Apesar de seu emprego em conformidade, o Sr. Goel olhou para o Sr. Rajaratnam de apoio financeiro. Em 2005, o Sr. Goel, que disse que não sabia como o comércio, perguntou ao Sr. Rajaratnam se ele poderia fazer-lhe algum dinheiro em sua conta de corretagem. Sr. Rajaratnam concordou, e durante cinco anos ele fez o Sr. Goel cerca de US $ 750.000 em lucros comerciais, segundo o testemunho de terça-feira.
O governo passou a maior parte de terça-feira à tarde dissecando dois é rentável comércio Rajaratnam Mr. em Goel da conta sr. O primeiro foi a compra da ATI Technologies em 2006, pouco antes de sua aquisição pela Advanced Micro Devices . A segunda foi a compra de ações de @ Road Inc. pouco antes ela foi comprada pela Trimble. Essas operações, segundo o governo, foram os frutos de insider trading.
Grande parte do depoimento terça-feira de manhã tocou na questão jurídica do que exatamente constituía insider trading. A acusação ea defesa continuou a batalha sobre se dicas de ações previstas para o Sr. Rajaratnam foram informação material não pública ou meramente informações confidenciais. O primeiro constitui informação privilegiada nos termos da legislação títulos federais.
O estoque no centro do debate foi a Clearwire . O governo questionou Sriram Viswanathan, um executivo da Intel, que detém uma participação minoritária na Clearwire e estava em conversações para investir US $ 1 bilhão a mais em um novo empreendimento com a empresa sem fio.
Procuradores jogou uma conversa telefônica gravada secretamente entre o Sr. Rajaratnam e Goel Mr. durante o qual o Sr. Goel divulgados detalhes sobre a quantidade exacta de dinheiro que a Intel e outras empresas que estavam a investir no empreendimento.
Sr. Viswanathan disse ao júri que essa era uma informação confidencial, e que se a Intel tinha conhece o Sr. Goel estava compartilhando ele teria sido demitido "espontaneamente".
Durante o interrogatório cruzado, Terence J. Lynam, o advogado de Rajaratnam, argumentou que o Sr. Goel dicas não foram as informações que o Sr. Rajaratnam, ou qualquer gerente de dinheiro para essa matéria, teria considerado material.
Além disso, o Sr. Lynam argumentou, muitas das informações confidenciais que o Sr. Goel forneceu o Sr. Rajaratnam já estava na esfera pública, em artigos de jornais e relatórios de analistas.
Como o Sr. Goel vazou saídas internas sobre a Intel, ele também parecia estar frustrado com sua carreira. Em uma conversa telefônica gravada, o senhor disse Goel Sr. Rajaratnam:
"Ei, me dá um trabalho com um de seus amigos poderosos, o homem. Eu estou cansado desta empresa. "
Ele também pediu ao Sr. Rajaratnam para uma introdução aos seus amigos poderosos.
Em um e-mail, o Sr. Goel perguntou ao Sr. Rajaratnam, "se você tem alguma ligação com Milken, eu realmente aprecio isso", uma aparente referência a Michael R. Milken , o financista 1980, que cumpriu pena de prisão por violações de garantias correspondentes à época do escândalo de insider trading, que.

http://www.scribd.com/doc/51342391/Prosecutors-Letter-About-Lloyd-Blankfein

Sem comentários:

Enviar um comentário